Caos no metrô: trem descarrila e interrompe operação da Linha 4-Amarela

O descarrilamento de um trem da Linha 4-Amarela, na altura da estação São Paulo-Morumbi, zona oeste da capital paulista, provocou caos no transporte público na manhã desta terça-feira (9). O acidente comprometeu a circulação e deixou milhares de passageiros à espera de alternativas para completar o trajeto.

Segundo a concessionária ViaQuatro, responsável pela linha, o último carro de um trem que seguia no sentido Luz, entre as estações Vila Sônia e São Paulo-Morumbi, saiu dos trilhos às 9h59. Passageiros que estavam a bordo foram retirados e atendidos por agentes. Ninguém ficou ferido, mas três pessoas precisaram de atendimento médico após crises nervosas.

Por volta das 10h, a operação passou a ser feita apenas entre as estações Luz e Paulista. O trajeto entre Paulista e Vila Sônia foi atendido por ônibus do Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), acionados cerca de 20 minutos depois do descarrilamento.

Às 11h20, houve ampliação do serviço: os trens voltaram a circular até a estação São Paulo-Morumbi, mas o trecho entre Morumbi e Vila Sônia seguiu interrompido, mantido apenas por ônibus.

Impactos para os passageiros

A suspensão parcial da operação provocou superlotação nas estações da linha. Passageiros relataram filas longas e espera de até 25 minutos para conseguir embarcar nos ônibus. Por volta das 11h, a estação Vila Sônia chegou a ser evacuada, obrigando inclusive funcionários dos quiosques a deixarem o local.

A confusão também refletiu em linhas de ônibus da região, que ficaram sobrecarregadas devido ao aumento repentino da demanda.

Linha mais moderna do país

A Linha 4-Amarela é considerada a mais moderna do Brasil. Os trens não possuem cabine e funcionam no sistema driverless, sem condutor, operados remotamente pelo Centro de Controle Operacional. A linha também foi a primeira do país a adotar portas de vidro em todas as plataformas, separando os passageiros dos trilhos.

Apesar das inovações, o acidente desta terça expôs a vulnerabilidade do sistema em situações emergenciais, com milhares de passageiros impactados pela falha.

Nota da concessionária

Em nota, a ViaQuatro informou que trabalha para normalizar a operação no menor tempo possível e reforçou que não houve feridos. A concessionária também destacou que a circulação entre Luz e Paulista ocorreu normalmente durante todo o período da ocorrência.

Sandra Pereira

Comentários